Ecossistema de Pagamentos 4/5

en_flag

Acrescente-se ainda os exemplos de outros players inovadores tais como a Paybox (plataforma de pagamento cross-channel), a Payforit (criada para a compra de conteúdos digitais on-line e efectuar doações para caridade), a Square (the free point-of-sale app), a iZettle (o leitor de cartões da iZettle permite que se aceitem pagamentos com cartão nos smartphone IOS ou Android),  a Dwolla (uma rede de pagamentos que permite que indivíduos e empresas possam enviar e receber pagamentos gratuitamente com ligação directa a contas bancárias), a Klarna (firma de e-commerce que facilita ao consumidor o pagamento imediato apenas com um endereço de email, valor que posteriormente entrega ao comerciante), a Stripe (focada na prevenção da fraude técnica e na infra-estrutura bancária necessária para particulares e empresas aceitarem pagamentos através da internet), a PaySimple (cloud based software que permite o aparecimento de novas soluções como sejam as baseadas no IP da plataforma de software de comércio electrónico) e a SmartPay (solução cartão pré-pago muito utilizada nas Filipinas em que 75% da população é não bancarizada).

Observe-se ainda os exemplos ingleses da Paym e da Zapp, o exemplo holandês da iDeal e o exemplo polaco da Blik.

Paym é um sistema de pagamento móvel prestado por bancos no Reino Unido em que os destinatários são identificados pelo número de telefone em vez de da conta bancária. Obriga a um registo prévio único de adesão e ao download de uma app.

Zapp é um sistema de pagamento móvel prestado por bancos no Reino Unido que permite aos comerciantes aceitar, via tecnologia NFC ou através de um QRCode, um pagamento iniciado a partir de uma app bancária. Trata-se de uma ligação segura em que as transacções são validadas através de um token sem lugar à transmissão de dados financeiros pessoais aos comerciantes.

iDeal é um sistema de pagamento quatro partes em que os consumidores liquidam os pagamentos através do seu homebanking, usando para o efeito um e-mail link específico, que gera uma transferência a crédito SEPA directa imediata (em real-time).

sepa

Blik é um sistema de pagamento prestado por bancos polacos em que o consumidor pode utilizar a app disponibilizada no seu smartphone para realizar pagamentos em lojas ou on-line, realizar levantamentos em ATMs ou realizar transferências peer-to-peer (P2P). Permite ainda gerar cheques que podem ser usados posteriormente através de e-mail ou sms.

Variadíssimas soluções de sistemas de pagamentos são desenvolvidas em parceria com Bancos ou não, com o objectivo de facilitar o pagamento que se pretende cada vez mais invisível e de reduzido custo.

Emergem também novos programas de fidelização de clientes, tais como, Revolution Card (USA), Edy (Japão) e Squid (Reino Unido).

Que outras plataformas alternativas emergem associadas a pagamentos e a serviços financeiros? Não é possível ficar indiferente aos novos sistemas de financiamento Prosper e Zopa.

Prosper Marketplace é uma empresa com sede na Califórnia San Francisco, na indústria de empréstimos peer-to-peer, onde as pessoas podem investir em empréstimos pessoais ou solicitar dinheiro emprestado.

Zopa, ” zone of possible agreement”, é um dos primeiros serviços de empréstimos peer-to-peer, com origem inglesa, que reúne pessoas que têm dinheiro para emprestar, e pessoas que desejam pedir dinheiro emprestado. Os clientes podem ser “credores”, “devedores” ou ambos.

populacao-redeTambém não podemos desprezar a infra-estrutura blockchain (“Uber financeira”) associada à moeda digital encriptada. Uma criptomoeda “é um meio de troca que se utiliza da criptografia para assegurar transacções e para controlar a criação de novas unidades da moeda”.

Para assegurar a transacção da moeda digital (ver artigo “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, publicado em 2008 por Satoshi Nakamoto), foi desenvolvido um sistema de contabilidade compartilhada que omite quem fez a transacção, o que exige confiança recíproca dos intervenientes da rede, mas que assegura que a mesma não pode ser realizada uma segunda vez. As transacções são realizadas de forma linear e cronológica. Somente são registadas as transacções confirmadas e está assegurado que a moeda electrónica foi adquirida pelo pagador.

anterior

seguinte

2 thoughts on “Ecossistema de Pagamentos 4/5

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s